Esse é um ponto de encontro para quem mora em Ponta Grossa e acredita que devemos buscar uma sociedade sustentável que segue os princípios ecológicos e sócio-inclusivos e que podemos construir ambientes em escala humana que sejam excitantes, bonitos e harmoniosos. Criando habitats humanos orientados aos pedestres e amigáveis à bicicleta, nós podemos reintroduzir uma atividade física rotineira no cotidiano das pessoas. Podemos tornar os locais mais acessíveis às crianças, aos idosos, aos pobres e aos portadores de necessidades especiais. Podemos transformar cidades e municípios existentes em lugares mais agradáveis de viver e trabalhar, com uma densidade saudável e uma mistura de casas, lojas, negócios e cultura. Nós podemos, de uma só vez, minimizar nossa pegada ecológica através da redução significativa de nossa contribuição à dependência do petróleo e mudança climática.

A Bicicletada acontece em mais de 200 cidades ao redor do planeta. Inspirada pelo movimento de massa crítica, a Bicicletada é uma iniciativa civil livre e horizontal, que busca promover os meios de transporte não-motorizados e a cidadania.

Consiste numa pedalada pacífica de aproximadamente uma hora realizada uma vez por mês pelo centro da cidade, preferencialmente nas ruas de maior movimento. Pedalamos pelo direito de circular com tranqüilidade todos os dias.

Celebramos a locomoção inteligente, que não polui o ar, não congestiona as ruas e humaniza a cidade. Trocamos idéias e experiências para consolidar alternativas de locomoção. Ocupamos o espaço público para promover a convivência.

Os principais objetivos da Bicicletada são divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano. Sem esquecer de tratar com respeito motoristas, pedestres e ciclistas para dar o exemplo de uma postura civilizada e agradável a todos.

O único requisito é um veículo não-motorizado (bicicleta, patins, skate, patinete, etc). Panfletos, cartazes, alegorias e boas idéias são muito bem-vindos.

Dia: Primeiro sábado de cada mês
Horário: 9:30 horas
Saída:em frente à Concha Acústica na Praça Barão do Rio Branco, próximo à Igreja do Rosário
Roteiro: definido na hora

Anúncios